como tudo começou

Criado e mantido pela Klabin desde a década de 80, o Parque Ecológico Klabin é uma área que promove a conservação da biodiversidade, a manutenção e reabilitação de animais silvestres e a preservação de espécies, incluindo 13 ameaçadas de extinção a nível estadual. Nosso espaço também é voltado para a educação ambiental e o desenvolvimento de pesquisas científicas com a fauna e a flora locais.

Na década de 90, o “Criadouro Científico de Animais Silvestres Klabin”, foi oficialmente registrado junto ao IBAMA e o parque iniciou a reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção, com o objetivo de repovoar as áreas de florestas nativas da Klabin.

Localizado dentro de uma área com 9.852 hectares, dos quais 91,6% são compostos por áreas de floresta nativa, temos aproximadamente 180 animais de 50 espécies diferentes. Essas espécies estão distribuídas em recintos que reproduzem o habitat natural de cada animal para garantir, além da proteção e segurança, mais qualidade de vida para cada indivíduo.

O espaço também conta com áreas de internamento, clínica veterinária, cozinha para o preparo da alimentação dos animais, escritório administrativo, alojamento para pesquisadores, Trilha Ecológica em meio à floresta nativa e um Centro de Interpretação da Natureza.

o que fazemos

• Atendimentos veterinários para animais silvestres;
• Desenvolvimento de pesquisas científicas com flora, fauna, ecologia, biodiversidade, conservação da natureza, educação ambiental e clínica veterinária;
• Resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres;
• Programas de reprodução de espécies ameaçadas de extinção;
• Programa de educação ambiental com diferentes públicos de interesse.

pesquisas científicas
com a fauna e a flora locais

programa de reprodução
de espécies ameaçadas

educação
ambiental

procedimentos
clínicos veterinários

Parque Ecológico Klabin

resgate e reabilitação
de animais silvestres

Conheça a história da Bambina, um filhote de veado-catingueiro que, assim como outros tantos animais silvestres, ganhou uma vida nova com o trabalho realizado no Parque Ecológico Klabin.