Publicador de Conteúdos e Mídias

jaguatirica

Background Mamíferos
Cover_Jaguatirica.png

Apesar de ser encontrada do sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, a jaguatirica já foi extinta em algumas regiões. Seus habitats alcançam até 1.200 metros de altitude.

Peso macho: de 8kg a 16kg Peso fêmea: 7kg a 9kg

corpo entre 67cm e 100cm e cauda com 35cm

20 anos em cativeiro

Dados importantes
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

É um felídeo (família de mamíferos carnívoros) de porte médio, com pelagem curta e brilhante e o fundo variando do amarelo-claro ao avermelhado e cinza. Pode apresentar listras horizontais no corpo. A barriga é mais clara, e a cauda possui barras escuras na ponta. Possui orelhas pretas.

PRINCIPAIS AMEAÇAS

Na década de 1960 a espécie sofreu com o comércio ilegal de peles. Hoje, isso é proibido. 
Outras ameaças são o desmatamento e os atropelamentos.

DIETA
Se alimenta principalmente de roedores, mas também de animais maiores como répteis, aves e peixes. É uma espécie altamente adaptável.
REPRODUÇÃO
Com 1 ano e meio as fêmeas já são consideradas maduras sexualmente e passam a entrar no cio, que dura uma semana. Possuem gestação de 72 a 82 dias e, geralmente, a ninhada é de um filhote, que é criado apenas pela mãe.
COMPORTAMENTO

Ativo 12 ou 14 horas por dia, mas caça tipicamente à noite.

CURIOSIDADE

Suas manchas negras e faixas longitudinais formam um padrão único de desenho, que funciona para identificar os indivíduos, semelhante ao funcionamento das impressões digitais no ser humano.

Distribuição geográfica
Mapa Distribuição Geográfica
EXISTENTE
Status de conservação
VU
LC