Publicador de Conteúdos e Mídias

null Coruja Orelhuda

Background Aves
Cover_Coruja_Orelhuda.png

Conhecida também como coruja-gato, coruja-listrada e mocho-orelhudo é uma espécie relativamente grande e noturna, que fica camuflada nas árvores durante o dia.

entre 335g e 563g

entre 34cm e 42cm de comprimento

15 anos em cativeiro

Dados importantes
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Tem asas curtas e cauda longa, olhos relativamente grandes, escuros e marrons, e um penacho bem desenvolvido acima das orelhas.

PRINCIPAIS AMEAÇAS

Linhas de pipas que ficam esticadas sobre as árvores podem enrolar no seu corpo e causar ferimentos graves, e se as linhas estiverem com cerol, podem levar a morte. A caça predatória, os atropelamentos em estradas e a perda de hábitat também são impactantes para a espécie.

DIETA
Aves, grandes insetos, lagartos, pássaros (como pombas e pardais), répteis, pequenos mamíferos (como roedores e morcegos) e cobras.
REPRODUÇÃO
A coruja-orelhuda bota de dois a quatro ovos. A fêmea choca esses ovos por cerca de 30 dias e, durante esse período, é alimentada pelo macho. Na maioria das vezes, apenas dois filhotes sobrevivem dos ovos chocados, já que ao nascer eles competem por comida entre si.
COMPORTAMENTO

● Faz ninhos no chão, em áreas planas e cobertas por vegetação baixa.
● De vez em quando faz ninhos em árvores.
● Sua atividade começa já no pôr-do-sol, caçando no final do dia e à noite.
 

CURIOSIDADE

Apesar do nome, sua “orelha” é na verdade um penacho localizado acima das verdadeiras orelhas. Além disso, tem a incrível capacidade de girar a cabeça em mais de 270°.

Distribuição geográfica
Mapa Distribuição Geográfica
EXISTENTE
Status de conservação
LC
LC