Publicador de Conteúdos e Mídias

null carrapateiro

Background Aves
Cover_Carrapateiro.png

O carrapateiro é um dos gaviões mais conhecidos do Brasil e encontrado em todo o território nacional. É uma ave muito parecida com o falcão.

entre 277g e 364g

entre 36cm e 45cm de comprimento

15 anos em cativeiro

Dados importantes
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Tem a cabeça e corpo branco-amarelados, as costas marrom-escuras e asas longas com manchas brancas nas pontas das penas. Tem cauda longa. 
Na área entre os olhos e o bico, o macho possui a pele nua em tons amarelos e alaranjados. Já a fêmea tem a pele de coloração rosa bem leve.

PRINCIPAIS AMEAÇAS

Frequentemente é atropelado quando se alimenta de carcaças em rodovias e estradas.

DIETA
É oportunista e tem dieta variada, alimentando-se de insetos, pequenos vertebrados, carniça e frutos. Se aproxima de bois, capivaras e cavalos para se alimentar dos carrapatos que se fixam neles. Em áreas florestais, procura carrapatos em herbívoros de grande porte como antas e veados, daí o nome “carrapateiro”.
REPRODUÇÃO
Seu ninho é grande e fica no alto das árvores. Enquanto está chocando seus ovos (de cinco a sete), a fêmea é alimentada pelo macho, e continua assim logo após o nascimento dos filhotes.
COMPORTAMENTO

● Habita pastagens e campos com algumas árvores, como fazendas de gado.
● É muito comum em áreas urbanas; é a ave de rapina mais visível nas cidades brasileiras, com exceção do urubu.
● Possui hábitos diurnos.

CURIOSIDADE

É uma ave bastante territorialista, atacando outros carrapateiros invasores que se aproximam do seu território de alimentação e reprodução.

Distribuição geográfica
Mapa Distribuição Geográfica
EXISTENTE
Status de conservação
LC