Parente distante dos falcões, o carcará é um predador que se alimenta de uma enorme variedade de animais. Além disso, acompanha urubus nos voos em busca de carniça.
entre 834g e 953g
entre 50cm e 60cm de comprimento
15 anos em vida livre
Dados importantes
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Facilmente reconhecível por ter a face vermelha, uma cobertura preta sobre a cabeça e um bico curvo e alto. Seu peito é marrom com riscas pretas. Quando voa, se parece com o urubu.
PRINCIPAIS AMEAÇAS
Frequentemente é atropelado em rodovias e estradas quando está se alimentando de carcaças de animais que são atropelados.
DIETA
Se alimenta de quase tudo o que acha: animais vivos, mortos, lixo produzido pelos humanos, lagartos, cobras, sapinhos, caramujos, filhotes de mamíferos e de outras aves. Segue tratores em busca de minhocas e larvas.REPRODUÇÃO
O carcará constrói ninhos em árvores altas e pode usar até ninhos de outras aves. A fêmea põe de dois a três ovos, mas os pais só criam um filhote por temporada.COMPORTAMENTO
● Frequentemente pode ser visto no chão, junto às queimadas e ao longo de estradas.
● É um excelente voador e planador.
● É um predador diurno, que gosta de caçar crustáceos nos manguezais, perseguir gaivotas e águias pescadoras para roubar suas caças em voo.
CURIOSIDADE
Seu nome vem do “grito” que dá para se comunicar tanto com sua parceira, quanto com outros carcarás